O exame é feito com um IRIDOSCOPIO, instrumento que permite gravar a íris em seus minúsculos detalhes para  em seguidas as imagens serem ampliada 100 vezes o seu tamanho ( Diagnóstico por imagem computadorizada) e assim  facilitar a análise nos seus detalhes.

Importante o interessado  na AVALIAÇÃO DA IRIS, procurar por um profissional que tenha FORMAÇÃO ACADÊMICA na área de saúde .

O exame através da iris, visa sempre procurar saber o tipo de CONSTITUIÇÃO FISICA e buscar pelos sinais que “EVIDENCIAM a CAUSA DO PROBLEMA”, isto é, se o paciente procurou por este exame devido uma enxaqueca, por exemplo; a enxaqueca em si, poderá ser apenas um  sintoma de “algo errado” ocorrendo em algum dos sistemas ou órgãos, que poderá estar  desencadeando essa dor na cabeça. Então, todo esforço do profissional de saúde será   analisar o ‘todo’ em busca da causa.

Poderão ser ‘observados’ também, problemas que poderiam advir geneticamente e desta forma fazer terapia da PREVENÇÃO.

Além desse procedimento; durante a consulta, o profissional vai elaborar um perfil do paciente. Para isso, ele fará também perguntas ( ANAMNESE) sobre o estado de saúde, queixas relevantes, profissão, ritmo de trabalho, alimentação cotidiana entre outras questões.

Após a Avaliação através da íris e da anamnese; o profissional poderá então traçar um perfil completo do paciente, ou seja do físico ao emocional, para depois entregar um protocolo de tratamento adequado às necessidades do organismo para o paciente levar pra casa.